Utilizar plantas na decoração de sua casa é uma maneira de deixar tudo bem mais bonito, colorido, alegre e aconchegante. Além disso, o ambiente é tomado pelo charme da natureza e por uma refrescância admirável.

Existe uma infinidade de tipos de plantas com cores, tamanhos e cuidados necessários diferentes. Fato é que algumas se adaptam melhor ao ambiente interno, só é preciso saber escolher.

Pensando nisso, resolvemos listar 6 tipos de plantas que são ideias para decorar a sua casa, deixando tudo mais elegante, bonito e harmonioso. Confira:

1. Lírio da paz

O lírio da paz é uma opção clássica e maravilhosa. A planta, que consegue florir até mesmo na sombra, deve ficar com a terra sempre úmida e longe dos raios solares, mas em um local quente do seu apartamento, como próxima à janela.

Fica incrível na decoração da sala de estar, por exemplo, principalmente pelo fato de que a planta é reconhecida por conter propriedades que purificam o ar.

2. Orquídea

Não há quem não conheça essa belíssima planta. Uma das mais utilizadas no ambiente interno (pois ela fica linda em qualquer lugar da casa), a orquídea possui uma beleza inconfundível e necessita de poucos cuidados. Com flores arredondadas que passam por branco, rosa, púrpura e amarelo, a planta é bastante delicada e, muitas vezes, precisa de um tutor para escorar a sua haste.

Cultive-a em locais de meia-sombra, ou seja, que recebam iluminação indireta. Uma dica é substituir os vasos de plásticos pelos de barro, pois eles são porosos e conseguem drenar melhor a água. Vale também observar a coloração. Se estiver ficando escura, mude a orquídea de lugar.

3. Minicacto

Superfácil de encontrar (até mesmo em supermercados), os minicactos são opções fofinhas para dar um charme especial ao banheiro, à cozinha, à sala ou até mesmo ao quarto. Eles precisam de poucos cuidados: devem ser regados apenas quando a terra já estiver seca e não ficar diretamente expostos ao sol.

Um cuidado que se deve ter é o de não regar muito a planta. Se o vasinho ficar muito encharcado, pode ser que apodreça.

4. Árvore da felicidade

Há quem diga que a presença da árvore da felicidade em um ambiente interno é capaz de levar paz e harmonia, no entanto, para isso, é necessário ganhar um exemplar. Acredita-se também que só é possível garantir as boas energias se ela for plantada em um vaso que tenha fêmea e macho.

A planta é bem delicada, possui folhas pequenas e verde-escuras. Ela se torna bem mais viçosa se ficar em um local bastante iluminado, mesmo que viva também em sol pleno, luz difusa ou meia-sombra.

É elementar citar que a árvore (que cabe perfeitamente dentro de sua casa) não tolera fortes ventos, fumaça ou ar-condicionado.

5. Antúrio

Mais uma planta linda e clássica! Podendo ser cultivada a meia-sombra em vasos ou jardins, ela pede bastante umidade e deve ser regada cerca de 4 vezes na semana.

As maiores (de até 90 centímetros) são consideradas exóticas, e suas flores podem ser de várias cores. Elas decoram superbem salas de jantar e de estar, banheiros e cozinhas.

6. Violeta

Uma planta bem baratinha, decorativa, linda, que possui várias cores e ainda se adapta perfeitamente aos apartamentos é a violeta. Só é preciso se atentar para que ela não tome luz solar direta. Ela tem que ficar num ambiente que não ultrapasse 30 °C.

É fundamental mencionar também que se deve aguar somente para deixar o vaso úmido, pois elas são bem delicadas. Com esses cuidados, ela consegue ficar florida o ano todo e se encaixa em qualquer cantinho da casa.

É isso aí, agora você já sabe como usar plantas na decoração e ainda quais são as melhores opções. Por isso, aproveite a leveza e harmonia que elas levam e deixe a sua casa ainda mais bonita!

Gostou deste post? Então compartilhe-o nas redes sociais e mostre a seus amigos um pouco sobre decoração com plantas.