Como é bom ser criança, não é mesmo? Divertir-se por horas a fio e sempre ter disposição de sobra para uma nova aventura! Alguns passatempos, como brincar na areia dando forma a personagens ou construindo castelos, além de divertidos, são uma boa oportunidade para estimular o tato, coordenação motora e, sobretudo a criatividade dos pequenos.

Pensando nisso, que tal a ideia de construir uma caixa de areia de pallets incrível, econômica e sem complicação para as crianças brincarem? Apesar de não ser uma brincadeira de criança, você vai ver como essa tarefa pode ser realizada em pouco tempo e com pouco investimento, de forma fácil e prática. Confira!

Materiais necessários

  • 2 pallets;

  • Areia;

  • Pregos;

  • Martelo;

  • Lixa grão 80;

  • Pincel;

  • Tinta – aqui você poderá utilizar desde o colorido do esmalte sintético até o verniz;

Montando a caixa de areia

Com os materiais e ferramentas por perto é hora de colocar a mão na massa:

  • O primeiro passo é escolher o local de instalação da caixa de areia e posicionar um dos pallets nesse local, virado de cabeça para baixo.

  • Você vai notar que existe uma madeira no centro do pallet. Retire-a, dando maior espaço interno à caixa de areia.

  • Com o auxílio do martelo e bastante cuidado, desmonte o segundo pallet. As suas partes serão utilizadas para tapar os vãos da caixa, evitando que a areia saia.

  • Você vai tapar os vãos do fundo e as laterais da caixa de areia. Uma dica aqui é optar por pregos galvanizados, que não vão enferrujar.

Dando o acabamento à caixa de areia

A vida útil da madeira depende bastante dos cuidados que ela receberá antes de ser exposta a fatores climáticos como sol, vento e chuva. Dessa forma, após montar a sua caixa de areia é importante que todas as superfícies recebam ao menos duas demãos de tinta ou verniz. Com isso, é possível que os pequenos brinquem em sua caixa de areia por muito mais tempo.

Além disso, é comum que em madeiras existam farpas e outras fissuras, que podem causar ferimentos nos pequenos ao brincar. Para evitar qualquer incidente desse tipo, lixe as superfícies dos pallets antes da pintura, deixando-as mais lisas e  eliminando totalmente os pontos de risco para as crianças.

No momento da pintura você pode até mesmo pedir a ajuda da garotada na escolha das cores e aplicação da tinta com o pincel.

Realizando o sonho das crianças

Após todos esses procedimentos, o recomendado é aguardar ao menos dois dias para que a tinta seque completamente. Após esse período é só encher a caixa com areia e pronto! É hora de brincar!

E aí, achou fácil criar uma caixa de areia de pallets na sua casa e já está planejando como montar uma para os seus pequenos? Caso você queira, pode ampliar o projeto que descrevemos aqui, criando uma caixa de areia muito maior. Que tal?

Se você gostou da dica veja também como montar um jardim vertical que certamente deixará a decoração da sua casa mais bonita!