Preparar a casa para o bebê é um momento importante da gestação. Nessa fase, a família toma todo o cuidado para que o lar acolha o novo integrante com muito carinho. Como o quartinho do pequeno é o local em que ele passará a maior parte do tempo, é essencial organizá-lo e decorá-lo da maneira correta. Esse cômodo deve ser confortável e funcional, além de visualmente atrativo para a criança.

Mas como criar o melhor ambiente para receber o novo integrante e facilitar o dia a dia dos pais? Para saber a resposta, conheça, a seguir, 5 passos para ter a decoração de quarto de bebê perfeita. Confira!

Escolha a paleta de cores ideal

Antes de começar a organizar o espaço, é preciso ter um guia para a decoração. A paleta de cores é um elemento que pode ajudar nessa hora. As tonalidades podem influenciar aprendizado e o humor do bebê, além de contribuir para criar um ambiente mais aconchegante.

Para acertar, prefira cores suaves — como os tons pastéis —, já que nuances quentes ou vibrantes podem agitar o pequeno e prejudicar o seu sono — o do bebê e dos pais. Uma boa ideia é deixar as cores chamativas para detalhes da decoração, como nos puxadores do mobiliário ou em adesivos na parede.

Acerte nos móveis

Os móveis para uma decoração de quarto de bebê precisam ser escolhidos considerando o bem-estar da criança e o uso correto do cômodo. Peças muito grandes obstruem a passagem e prejudicam a convivência. Assim, é fundamental criar um espaço aberto para facilitar a movimentação.

Antes de visitar as lojas, tire as medidas do lugar. Com isso em mãos, pense em tudo o que é necessário: um berço, um armário, um trocador e uma poltrona de amamentação são as peças essenciais.

Vale a pena adquirir móveis que possam ser aproveitados na transição de fases da criança, como um berço que se transforma em cama. E não se esqueça: fuja de peças com quinas, para evitar acidentes.

Tenha atenção na disposição dos móveis

Por falar nos móveis, é preciso ter atenção ao dispô-los no ambiente. Para não errar, faça um planejamento e veja como as peças ficarão — para descobrir as limitações de altura, largura e comprimento.

Pense nos móveis que precisam estar próximos para facilitar na hora da amamentação, banho e troca do pequeno.

O berço, por sua vez, deve ocupar um lugar estratégico — longe de janelas e de modo que não prejudique a circulação no quarto.

Atente para os itens decorativos

Os elementos decorativos ajudam a criar um espaço lúdico e adequado para o bebê, mas tenha cautela na hora de escolher.

Para não pesar o ambiente, dê preferência para aqueles objetos especiais que combinam com o tema do quartinho. Ao mesmo tempo, não exagere na quantidade.

Quadros com desenhos e frases deixam o cômodo mais pessoal — e podem ser facilmente trocados. Evite itens miúdos e que estejam próximos ao berço, para que não haja problemas com a criança.

Monte o enxoval

O enxoval do bebê também auxilia na decoração do espaço. As peças de cama devem seguir a paleta de cores e prezar pela segurança do seu filho.

Evite colocar alguns itens no berço, como almofadas, travesseiros e cobertas, pois eles trazem riscos.

E atenção na hora das compras. Comprar várias roupinhas só vai servir para abarrotar os móveis e prejudicar o visual. Por isso, compre apenas o essencial, considerando que ele receberá presentes dos amigos e familiares.

As roupas, as meias e os sapatos devem ser organizados no armário ou na cômoda por tamanho, tipo e cor — para facilitar na hora da troca.

Os produtos de higiene, como sabonete, cotonetes, óleo corporal e fraldas precisam ser guardados em locais apropriados para evitar a bagunça. Uma prateleira pode ser posicionada acima do trocador para dispor esses objetos.

Acertando na decoração de quarto de bebê, você vai criar um ambiente acolhedor e que supre as necessidades do pequeno junto aos pais. Com os passos acima, a tarefa de cuidar do novo integrante da família ficará mais fácil graças ao cômodo adaptado para a criança.

Acompanhe nossa página no Facebook, e siga nosso perfil no Twitter, Instagram e Youtube para ter acesso a outras dicas e deixar o seu lar sempre incrível!