Na hora de decorar um quarto, seja de casal ou de solteiro, por vezes queremos soluções práticas e que não exijam um orçamento alto para isso. Com algumas dicas simples, você verá que decorar o quarto pode ser algo prazeroso e possível sem que você gaste tanto.

Substitua alguns itens no seu quarto e tenha uma decoração novinha à sua espera. Decorando o quarto com alguns truques essenciais, é possível criar um ambiente novo e aconchegante.

Continue acompanhando e descubra como!

Iluminação

Para decorar o quarto com elegância e sem gastar muito, você pode substituir as luminárias do ambiente. Em vez de usar os plafons, que são mais comuns, é possível utilizar luminárias pendentes ou lustres. Além disso, criar novos pontos de luz que sejam direcionados dá ao ambiente um ar mais intimista e personalizado.

Estampas

Alguns objetos do quarto podem ganhar estampas para que ele tenha a sua decoração renovada: almofadas, roupa de cama, objetos, paredes e itens de decoração. Escolha um tema ou padronagem e aplique nos pontos-chaves do seu quarto.

Cores

Um pouco de cor nunca é demais. Escolha uma família de cores e trabalhe com os seus diferentes tons para deixar o ambiente com mais vida. Caso prefira um quarto mais minimalista, com a predominância do branco, escolha alguns poucos objetos coloridos para dar o contraste necessário.

Quadros e espelhos

Os quadros são excelentes objetos de decoração para renovar o quarto. Escolha um do seu agrado ou alguns de diferentes tamanhos e inove fazendo uma composição. O mesmo acontece com os espelhos, que podem ficar agrupados em vários tamanhos fazendo uma composição na parede ou somente um grande localizado em um cantinho especial.

Roupa de cama

Em vez de deixar sempre a mesma roupa de cama, tenha mais de uma. Escolha uma padronagem ou estampa que se destaque no quarto ou que se integre bem a ele. Você também consegue renovar a decoração do quarto com elegância e sem gastar muito ao trocar a roupa de cama.

Cortinas e tapetes

Persiana, tecido, painel… seja de que tipo for, a cortina pode dar o tom necessário à decoração do ambiente. Além de funcionais, pois bloqueiam o excesso de luz solar, a cortina pode ser substituída por um modelo que seja mais de acordo com o seu estilo.

O mesmo pode ser feito com os tapetes do quarto. Uma passadeira pode ser colocada ao lado ou um tapete maior nos pés da cama. Existem diversos modelos e formatos para que você escolha aquele que mais combina com o seu ambiente.

Móveis reformados

Se você tem um móvel clássico no seu quarto ou um que não deseja se desfazer, saiba que, com uma reforma, ele pode ganhar sobrevida. Além de deixá-lo mais resistente ao tempo, uma reforma pode deixá-lo mais bonito e integrado à decoração do seu quarto.

Prateleiras e nichos

Prateleiras e nichos são excelentes para que a personalidade do dono ou dona do quarto possa aflorar. Eles armazenarão os objetos, livros e outros itens que são preferidos e podem ficar em destaque.

Gostou do post de hoje? Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail as novidades do nosso blog!