Na hora da compra, sempre aparecem aquelas dúvidas sobre o melhor tipo de lençol para a sua cama. Qual é o melhor tecido? E o tamanho ideal? Colorido, estampado ou liso? O post de hoje é para esclarecer todas as suas dúvidas.

Leia até o final e veja qual é o melhor jogo de lençol para o sono que você merece!

Tecido e texturas

Os lençóis se diferenciam muito pelo tipo de tecido com o qual são confeccionados. Isso interfere diretamente na qualidade do produto e na sensação no contato com a pele. Veja as opções disponíveis no mercado:

100% algodão

Apresentam maior maciez e são antialérgicos. O algodão comum tem bom custo-benefício. O algodão egípcio é mais caro, considerado um produto mais nobre. A qualidade é superior e a durabilidade também.

Malha

Esses também são feitos de algodão, mas possuem uma textura diferente. Eles não amassam e são uma ótima opção para ser usado em berços.

Cetim

Os lençóis de cetim têm qualidade superior. Está associado ao requinte e é o sonho de consumo de muita gente!

São famosos pela sensação prazerosa no toque com a pele, já que deslizam facilmente — são feito com material antiestático. O brilho do lençol de cetim é devido à forte tração dada ao fio na fora da confecção. 

Microfibra

A microfibra é um material sintético, feito a base de poliéster ou nylon. A maciez desse tipo de lençol é menor, mas as peças nesse tecido são bem resistentes e secam mais rápido.

Viscose

A viscose é outra fibra artificial usada na confecção de lençóis. Tem toque macio, certo brilho e é um tecido bem absorvente.

Quantidade de fios

Um aspecto importante na escolha do jogo de lençol é o número de fios, que diz muito sobre a maciez e o conforto que as peças proporcionam. 

Em geral, o número de fios varia de 150 a 1000. Quanto mais fios, melhor é a qualidade do produto. Esse aspecto interfere também na resistência da peça.

Cores e estampas

Para uma cama bonita e bem arrumada é preciso investir em cores e estampas de jogo de lençol. No quarto, o ideal é que a roupa de cama “converse” com a decoração dos móveis, objetos e cortinas.

Se a decoração for mais básica, com poucas cores, vale a pena investir em lençóis mais vibrantes. Se o quarto for bem colorido, invista em tons mais sóbrios, listas discretas e cores neutras.

Tamanho

Um lençol no tamanho errado compromete a beleza e o conforto. Sabe quando a cama fica com o lençol todo enrugado? Se isso acontece, geralmente é por que a roupa de cama foi comprada em um tamanho bem maior que o ideal. Por outro lado, um lençol pequeno estraga mais rapidamente, por esticar demais. 

Por isso acertar nas medidas é fundamental! Fique atento às dimensões da sua cama e às medidas do jogo de lençol descritas na embalagem do produto. E não se esqueça de observar a altura do colchão!

O jogo de lençol interfere no sono

Como vimos neste post, escolher um bom jogo de lençol é essencial para a saúde. Afinal, cerca de 1 terço da nossa vida passamos dormindo! Vale a pena investir num sono de qualidade usando um lençol macio e agradável ao toque.

Esse conteúdo ajudou a tirar todas as suas dúvidas? Assine a nossa newsletter e receba muitas outras dicas para a sua casa!