É comum ter dúvida na escolha entre colcha ou edredom, já que as duas peças são bem parecidas. Por isso — e para garantir que o item atenda às suas necessidades —, é importante conhecer quais são as principais diferenças entre esses artigos, que costumam ser encontrados na mesma seção de artigos de cama da loja, podem ser fabricados de materiais similares, como o algodão e a malha, e são utilizados sobre a cama — mas existem diferenças significativas que você precisa conhecer.

Com base nisso, vamos apresentar, neste post, quais são as características de uma colcha e um edredom. É interessante mencionar que essa é uma oportunidade para que você identifique, na prática, quais são as diferenças entre elas e encontre o modelo ideal para a sua casa. Confira!

Qual é a diferença entre um edredom e uma colcha?

Edredom

Caracterizado por ter uma espessura mais grossa, devido ao seu revestimento acolchoado de lã, algodão ou penas, o edredom cobre, praticamente, toda a parte superior do colchão, mas não totalmente a sua lateral. Isso faz com que a sua função principal seja cobrir para aquecer nos dias mais frios — e não permanecer na cama ao longo de todo o dia, mesmo como um item decorativo.

Geralmente, essa peça também pode ser constituída de outros materiais mais acessíveis e que também oferecem conforto, como a microfibra, o cetim e o linho. O produto possui uma textura leve e macia e pode ser encontrado em diversos tipos, incluindo bordados, dupla face, estampados e lisos. Essa peça também pode ser usada para cobrir toda a cama, mesmo que esse uso não seja tão comum. Para isso, as suas laterais devem ser maiores e o seu elevado volume (devido ao preenchimento) pode comprometer a estética do ambiente.

Colcha

A colcha, ao contrário do edredom, cobre toda a cama, incluindo as laterais e a parte do travesseiro, sendo ideal para deixar o colchão protegido e o ambiente mais organizado, moderno e bonito.

Um detalhe importante é que essa peça não possui um preenchimento, como o edredom, e ela pode ser encontrada em vários modelos, como estampada, feita com retalho (modelo que também é chamado de patchwork) ou de crochê. Isso ocorre porque, além de proteger a cama, a principal função do item é compor a decoração do quarto, deixando o móvel ainda mais bonito — tanto com uma peça mais simples e sóbria, que oferece elegância, quanto com uma mais rica em enfeites e detalhes.

Em geral, o modelo não é utilizado para aquecer, já que pode ser constituído de materiais finos e nada aconchegantes. No entanto, a colcha é capaz de oferecer ainda mais charme ao espaço, desde que combine com o restante da decoração.

Como escolher a melhor peça?

Depois de decidir se você precisa de uma peça para se aquecer ou para manter a cama sempre bonita e arrumada, é o momento de escolher o melhor modelo entre todos que existem no mercado. Para isso, é importante analisar alguns pontos fundamentais. São eles:

  • a qualidade do material, que deve oferecer conforto;

  • a estampa da peça deve combinar com a decoração do cômodo;

  • o estilo do item precisa seguir o mesmo estilo do ambiente, como romântico, vintage, minimalista, clean ou clássico;

  • e o tamanho da peça, que deve ser baseado nas medidas da cama.

Pronto! Agora que você já viu se a melhor opção para a sua casa é edredom ou colcha e conhece as principais características de cada item, não perca tempo e escolha o modelo perfeito para você!

Gostou do artigo? Então entre em contato com a gente e veja as opções que temos para você e para a sua família. Até mais!