Você sabe o significado dos símbolos nas etiquetas de roupa? Eles servem justamente para que você entenda qual é o tratamento especial que cada peça deve ter. Isso ocorre porque, de acordo com o material e com o modelo do item, são necessários alguns cuidados especiais para garantir a conservação da peça e, consequentemente, uma durabilidade maior.

Afinal, qual é o significado das etiquetas de roupa?

Atualmente, alguns símbolos são mais encontrados nas etiquetas de roupa, como o triângulo, o balde, o ferro de passar, o quadrado e o círculo. Todos eles mostram como a peça deve ser tratada — desde a lavagem até a secagem, garantindo uma preservação maior.

Com base nisso, vamos mostrar quais são os significados desses principais símbolos das etiquetas encontradas nas roupas e nas peças de tecido em geral, incluindo mesa, cama e banho. Se você deseja manter a qualidade de seus itens, saiba mais!

Triângulo

O triângulo nas etiquetas se refere à utilização dos alvejantes de roupas. Se ele aparecer em sua forma tradicional, significa que o uso desse produto é permitido. Entretanto, se houver um “X” por cima do triângulo, significa que o uso não é permitido.

Há casos em que a figura apresenta, em seu interior, dois riscos na diagonal. Isso significa que a utilização do produto também é permitida, mas desde que não tenha cloro em sua composição, pois essa substância pode danificar o tecido.

Balde

O balde, em sua forma tradicional, mostra que lavagem na máquina é permitida em qualquer situação. Se houver um número no símbolo, significa que a água deve estar, no máximo, na temperatura indicada pelo algarismo.

Nas situações em que aparece um risco na parte de baixo do balde, a lavagem na máquina é permitida. Todavia, a centrifugação deve ser evitada. Se houver uma mão dentro do símbolo, a lavagem mecânica deve ser evitada. Assim, a peça deve ser lavada à mão. Por fim, se houver um “X” por cima da figura, é importante que a lavagem da peça seja feita a seco, ou seja, sem utilização de água.

Círculo

Já o aparecimento individual do círculo mostra que a peça deve ser lavada a seco, normalmente em locais especializados. Se houver uma letra dentro desse círculo, significa que existem especificações em relação aos produtos que serão utilizados.

Por exemplo: a letra “P” mostra que é preciso usar percloroetileno nas lavagens; o “F”, hidrocarboneto; e o “A”, qualquer tipo de solvente. Se tiver um “X” sobre a figura, a lavagem a seco não é permitida.

Quadrado

O aparecimento do quadrado mostra como deve ser feita a secagem da peça. Quando houver um círculo dentro do próprio quadrado, a roupa pode ir em uma secadora — e em uma temperatura que vai depender do número de bolinhas que tiver dentro das figuras. Se for só uma, a temperatura é mínima — e se for duas, ela deve ser máxima.

Se houver a letra “X” dentro do círculo, a secadora não poderá ser utilizada. Se o quadrado tiver um formato similar a um envelope de carta, com uma curvatura em sua parte superior, a secagem deve ser feita verticalmente no varal. Se houver linhas verticais dentro do quadrado, ela deve ser feita em cabides; já se forem horizontais, a secagem deve acontecer horizontalmente em uma superfície plana.

Ferro de passar

Quando há um desenho de ferro de passar na etiqueta, a utilização desse aparelho na peça é permitida. No entanto, a temperatura deve ser regulada de acordo com o número de bolinhas encontrado dentro da figura. Quanto maior esse número, mais alta deve ser a temperatura. Caso tenha um “X” sobre ela, o utensílio deve ser evitado, uma vez que, ao passar o tecido, ele pode ser danificado.

Pronto! Agora que você já viu qual é o significado dos símbolos nas etiquetas de roupa, fique atento a cada um deles e garanta a preservação das suas peças. Lembre-se de que isso significa ter peças de qualidade por muito mais tempo!

Se você gostou do artigo, veja algumas dicas para acabar com o mofo em sua casa. Até a próxima!