Quando vamos decorar a casa, uma dúvida comum é se devemos comprar em loja física ou online. Ambas têm características específicas e a escolha vai depender do seu perfil de consumo.

Conheça, neste post, as diferenças e as vantagens de cada uma, para escolher o tipo de compra ideal para você!

Loja física

Com o crescimento do comércio online, as lojas físicas têm investido na experiência de compra para conquistar ou manter os clientes. Existem algumas vantagens nesse tipo de atendimento, vamos ver?

Contato com o produto

A oportunidade de tocar o objeto, verificar as dimensões, as cores reais e o material só é possível em uma loja física. Outro detalhe: algumas pessoas gostam de testar e observar o item de decoração em um cenário montado. Esse contato ajuda a prevenir a necessidade de troca.

Atendimento e negociação

Várias lojas contam com profissionais qualificados que não só oferecem os produtos, mas orientam sobre as possibilidades de uso e propõem soluções personalizadas. Para a decoração da casa, por exemplo, essa ajuda pode ser muito bem-vinda.

A negociação do pagamento também pode ser facilitada, já que tratamos diretamente com um funcionário.

Entrega imediata

Na maioria dos casos, os produtos comprados podem ser retirados no ato da compra — exceto aqueles feitos sob encomenda. Esse acesso rápido e a possibilidade de teste transmitem maior segurança ao consumidor.

Condição de troca

Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) essas lojas não são obrigadas a realizar trocas simples (sem defeito da mercadoria). Porém, essa prática é comum para atrair os clientes. Como não há regra definida, verifique se a troca é permitida e qual é o prazo limite.

Loja online

Como dissemos, as compras online vêm crescendo nos últimos anos. Infelizmente, as reclamações também. Por isso, para garantir uma compra segura — e que atenda a sua expectativa, verifique se o site possui certificação de segurança uma e boa reputação.

Para ter uma fonte de referência você pode conferir os comentários de clientes anteriores (quando existirem), além de posts em redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. Assim, você fica tranquila para comprar online, já que são muitos os benefícios. Veja a seguir!

Comodidade e praticidade

Acesse sites de compras a qualquer hora do dia! Quando se tem uma rotina corrida, essa solução nos livra de trânsito, filas e da limitação do horário comercial.

É possível encontrar produtos inexistentes na sua cidade e conferir, de forma imediata, a disponibilidade em estoque — assim, você não corre o risco de perder a viagem. Mas atente para o prazo de entrega e para o valor do frete.

Facilidade de pesquisa

Pela internet, a pesquisa de produtos e preços é muito mais ágil e abrangente. Afinal, para ir de uma página a outra bastam alguns cliques. Você encontra, ainda, muitas promoções e cupons de desconto.

Privacidade e liberdade

No ambiente virtual, compramos sem a interferência de um atendente. Você escolhe o que quer e fecha o negócio no seu tempo. A maioria das lojas disponibiliza imagens e descrições detalhadas das mercadorias. As lojas de decoração, por exemplo, comumente expõem seus produtos em fotos de ambientes planejados, com várias sugestões de uso. Uma ótima ajuda!

Preços e condições de pagamento

Frequentemente, são praticados preços mais baixos se comparado às lojas físicas, já que o custo de operação é menor. As diversas condições de pagamento — boleto, débito online, cartão de crédito, entre outras — são bastante atrativas.

Condição de troca

Conforme o CDC, para compra realizada fora de uma loja física, o prazo de arrependimento ou de troca simples é de 7 dias após o recebimento da mercadoria. Caso o produto apresente defeito, esses limites são diferentes.

Agora que você sabe as diferenças de comprar em loja física ou online, já pode identificar qual é a melhor para você. Quer receber mais informações como estas e novidades sobre decoração? Assine a nossa newsletter!