Na hora de decorar a casa, não podemos nos esquecer das roupas de cama e de banho. Logo, pensamos nas peças mais bonitas, elegantes e aconchegantes. E isso, definitivamente, é sinônimo de algodão egípcio! Mas você sabe por que esse material é considerado tão especial? E afinal, o algodão egípcio realmente oferece mais qualidade às peças ou não passa de mero artigo de luxo?

No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre o famoso e desejado fio egípcio. Vamos mostrar, ainda, dicas imperdíveis para comprar as roupas de cama e de banho para a sua casa. Não deixe de conferir! 

A fama mundial do algodão egípcio

A origem do fio egípcio

A história desse fio é bem antiga, já que os egípcios produzem tecidos desde o tempo dos faraós. Há cerca de 5 mil anos, o algodão nativo da Índia foi levado ao Egito e o conhecimento desse país na produção do linho foi aplicado à fibra recém-chegada. 

Com o tempo, os egípcios se tornaram grandes especialistas na produção de algodão. Além da técnica apurada, eles contaram com as condições geográficas e climáticas ideais do país para o desenvolvimento dessa fibra tão rara e especial.

Só para se ter uma ideia, atualmente, o Egito é responsável por 40% da produção mundial de algodão com fibras longas e extralongas, finas e extrafinas — características mais importantes do fio egípcio.

A produção do algodão egípcio

O cultivo não é nada fácil ou simples. A planta demora a crescer e demanda sol intenso, poucas chuvas e um solo úmido para o completo desenvolvimento. E essa condição ideal é encontrada às margens do rio Nilo, que têm o solo nutrido pelas cheias periódicas. 

Ele é cultivado em todo o país, é verdade. Entretanto, é na região desse rio — nas proximidades da esfinge de Gizé — que o solo oferece a condição perfeita para a produção do algodão mais especial, conhecido como Giza.

Ele é caracterizado pelas fibras extralongas e extrafinas. Essa especificidade permite a fabricação de tecidos mais brancos, macios e brilhantes.

Além das exigências ambientais, o algodão egípcio é colhido à mão, diferentemente de outros tipos produzidos ao redor do mundo. Esse cuidado serve para preservar as características naturais das fibras e assegurar a maciez e o brilho do tecido.

Agora dá para entender por que aquela roupa de cama de fios egípcios é tão sedosa e brilhante, não é mesmo? 

Fibras longas e finas, e uma qualidade imbatível

Essa característica faz das peças fabricadas com algodão egípcio imbatíveis em qualidade e resistência. Mas qual o seu diferencial em relação às fibras comuns?

A diferença é percebida no processo de fiação — quanto mais longa e fina for a fibra, mais perfeito e fino será o fio. Consequentemente, o tecido terá um aspecto liso e naturalmente sem imperfeições, será mais resistente e apresentará uma maciez incomparável! 

Para você entender a diferença na qualidade, uma fibra considerada longa mede em torno de 3,5 a 5 cm, dependendo da safra e da região de plantio. As fibras produzidas em solo brasileiro, por exemplo, não medem mais do que 1,5 cm. Impressionante, não é?

Raridade que vale o investimento

Como dissemos, o Egito é o principal produtor desse fio, responsável por quase a metade da produção mundial. Porém, esse tipo de fibra não passa de 3% da fabricação total de algodão, considerando todos os países produtores. Assim, é possível perceber a raridade dessa matéria-prima!

Esses fatores são responsáveis por tornar os tecidos menos disponíveis e mais caros, além de somar os impostos e os custos de importação. E, obviamente, quanto mais fios forem usados na produção de uma peça, mais elevado será o custo final.

Assim, é inviável produzir tecidos de algodão egípcio em larga escala. Por essa razão, ele é selecionado para produtos mais nobres, entre roupas de cama, de banho e camisaria, por exemplo.

Ao comprar peças produzidas com esse material, não é incomum sentir aquela dúvida: será que o alto investimento vale mesmo a pena? Pois pode acreditar que vale! Veja os motivos a seguir!

Maior durabilidade

A trama de fios finos e longos permite que as roupas de cama e de banho feitas em algodão egípcio tenham maior durabilidade (desde que respeitadas as orientações para a conservação dos itens). 

O principal cuidado é na hora de lavar. Se você for utilizar a máquina, evite misturar as peças com outras de tecido sintético ou com cores diferentes. Também é importante não encher muito o compartimento.

Além disso, nunca seque as peças ao sol, pois a incidência direta de luz solar pode danificar o tecido e a sua coloração. Outro ponto de atenção: esses itens não suportam altas temperaturas — tanto na lavagem quanto na hora de passar.

Conforto e saúde

A qualidade da matéria-prima assegura grande leveza ao tecido, além de um toque suave e macio. Não existe conforto igual ao de dormir em lençóis fabricados com esse material nobre. Suas noites serão uma verdadeira experiência de bem-estar, principalmente se você tem a pele sensível.

Além disso, como é característica do algodão, as peças são ideais para pessoas que sofrem com alergias, pois as tramas são mais permeáveis (para a circulação de ar) e a cama fica muito mais arejada!

As toalhas de banho também ganham em qualidade, quando produzidas em algodão egípcio. Essa fibra torna o tecido mais absorvente e aconchegante. No mercado, é comum encontrarmos toalhas que não absorvem direito, mesmo quando novas e após algumas lavagens, elas ficam duras e desconfortáveis. Isso não acontece com o fio egípcio! As tolhas são perfeitas desde o primeiro uso e permanecem com o toque acetinado por muito tempo.

Beleza e sofisticação

É notável a diferença de roupas de cama e de banho produzidas com o algodão egípcio. As peças apresentam uma maciez incomparável, um caimento leve e um brilho incrível. Realmente, elas se destacam muito pela beleza a acrescentam elegância ao seu enxoval.

Por tudo isso — pela raridade da fibra e pelas peculiaridades da sua produção —, esse material é sinônimo de elegância e sofisticação. Sua casa merece, não é mesmo?

Cuidados na hora de comprar as peças

Todas essas características do algodão egípcio fazem o preço dessas peças subir. Por isso, na hora de comprar suas roupas de cama e de banho, você precisa ficar atenta a alguns detalhes para não levar gato por lebre! Confira algumas dicas!

Desconfie de preços imperdíveis

Justamente pela série de vantagens listadas aqui, esse produto é, de fato, mais caro do que os convencionais. Por isso, preço muito baixo pode significar falsificação — e as peças não terão a qualidade esperada! Então desconfie e tire todas as suas dúvidas sobre o material antes de finalizar a compra!

Prefira marcas conceituadas

No mundo têxtil, as marcas conceituadas prezam pela qualidade e zelam por manter a reputação. Por isso, elas comercializam tecidos com certificado de procedência. É fundamental que você se certifique da credibilidade da marca antes da compra. Então, prefira adquirir seu enxoval em uma loja tradicional do ramo, que vai oferecer os melhores produtos e com a garantia de excelência do material!

Confira o produto 

Infelizmente, a evolução da indústria têxtil permitiu que algumas empresas mal-intencionadas façam o beneficiamento dos tecidos para que eles se pareçam com o algodão egípcio. Mas, por ser uma condição artificial, logo a peça se deteriora e as qualidades tão admiradas se perdem na primeira lavagem. Como não existe uma regulamentação ou exigência para que a certificação do produto seja exposta em sua etiqueta, a falsificação ainda é comum. 

Por garantia, além de checar a procedência, verifique o acabamento da peça com cuidado. Ela deve ser leve e macia, ter o toque suave e a tramas de fios sem imperfeições, além de um aspecto liso. Ao longo da utilização, o aparecimento das famosas bolinhas e a perda de brilho e de maciez — e até mesmo o encolhimento da peça — são indícios de que o material não é legítimo.

Bom, agora que você já sabe que as peças feitas em algodão egípcio são realmente especiais, continue no blog e descubra como escolher o jogo de cama perfeito para seu quarto!