Dormir afeta positivamente a qualidade de vida, já que traz maior disposição para enfrentar o dia. Porém, para ter uma boa noite de sono, o quarto deve oferecer o máximo de conforto. Além do colchão e do travesseiro corretos, é fundamental que a roupa de cama seja agradável e contribua para o descanso da mente e do corpo. As peças certas ainda complementam a decoração do ambiente, deixando tudo arrumado e bonito.

Mas como saber o que não pode faltar e como escolher os melhores itens? Descubra em quais peças investir para montar um kit de roupa de cama completo e ter mais aconchego.

1. Fronha

É essencial ter uma ótima fronha para revestir o seu travesseiro. Por ser algo que estará em contato direto com o rosto, ela precisa ser macia e de qualidade.

As opções de algodão, por exemplo, são comumente encontradas. Elas têm um toque agradável, deixam a pele respirar e são facilmente laváveis. Outra boa alternativa é investir nas fronhas de seda ou de cetim. Além de elegantes, elas são incríveis aliadas dos cabelos e da pele.

Adquirir fronhas estampadas, com detalhes ou com babados é um excelente artifício para variar a decoração, já que elas podem ser trocadas e dispostas na arrumação dos travesseiros.

2. Lençol

Os lençóis são a escolha ideal para cobrir e proteger o colchão. Para maior conforto, a peça precisa absorver a umidade adequadamente. As opções compostas de 100% algodão são as ideais — assim como o percal e o linho, que são materiais de fibras naturais. Também é possível achar lençóis com elástico, que são perfeitos para revestir o colchão sem sair do lugar ao longo da noite.

A quantidade de fios da peça é igualmente importante, pois quanto maior a numeração, mais difícil será a passagem de ar. Para as estações quentes a amenas, o ideal é investir em lençóis de até 150 fios. Já para o clima frio, a alternativa adequada é acima desse número.

3. Edredom

Nada melhor do que se deparar com a cama com aquele aspecto gostoso e propício para o descanso. Um dos grandes responsáveis por isso é o edredom.

Esse item é ótimo para o inverno por ser quente e bloquear a passagem de ar de forma adequada. Normalmente, é encontrado em material 100% algodão e, em seu interior, é colocada uma manta, que o deixa mais fofinho.

A maioria das pessoas prefere decorar a área com essa peça. Se esse é o seu caso, observe o tamanho do produto, para que ele cubra todo o colchão. Escolha um modelo de cor neutra para facilitar a harmonia com os outros elementos do kit de roupa de cama. O ideal é investir nas opções que são dupla face, já que será possível alternar os lados sempre que desejar.

4. Cobertor

O cobertor é outra possibilidade para o inverno, mas é menos quente do que o edredom. Ele tem aspecto macio e é vendido desde modelos volumosos até os finos.

É possível optar por materiais como algodão, acrílico ou poliéster na hora de adquirir o seu. Com relação às cores, há bastante diversidade, como os de tom liso até os estampados em xadrez. Eles ficam um charme para decorar a cama durante o dia e são perfeitos companheiros para as noites de frio.

5. Manta

Para o outono e para os primeiros dias de inverno, a manta é a alternativa adequada. Ela difere do cobertor por ser mais leve e menos quente. É uma ótima escolha para aquele cochilo à tarde — e é prática de armazenar, por não ser volumosa.

A manta é encontrada em materiais como o algodão e a microfibra em diversas cores e estampas. Também pode ser usada para decorar o pé da cama de maneira charmosa.

Ter um kit de roupa de cama completo talvez pareça uma tarefa complicada a princípio. Por isso, ao saber quais itens devem estar presentes no seu conjunto, é muito mais fácil fazer a lista para garantir uma noite de sono agradável.

E para montar o kit perfeito, nem sair de casa é preciso. Quer descobrir como? Então, veja o que é necessário conhecer antes de adquirir roupas de cama online e faça suas compras!