Nada melhor do que receber amigos em casa para confraternizar, curtir o fim de semana, celebrar datas comemorativas ou apenas para colocar o papo em dia! Porém, quem deseja ser um anfitrião exemplar do tipo que vive com o lar cheio e, ainda assim, garante uma experiência agradável a todos —, precisa entender que o segredo para isso está no conforto que o seu lar proporciona a cada uma dessas pessoas.

Sem esse bem-estar, não é possível garantir que a estadia deles se torne memorável e desperte a vontade de repetir esse encontro em um futuro breve. Por essa razão, preparamos um post especial com cinco passos para você tornar sua residência ainda mais convidativa e cômoda para que seus convidados se sintam bem recebidos e felizes. Acompanhe!

1. Redobre os cuidados com a limpeza do imóvel

Para começar, não podemos deixar de falar da limpeza do imóvel. Por mais clichê que pareça, esse é um passo indispensável para garantir o conforto das suas visitas. O motivo para isso é bastante simples: um lar que peca pela falta de higienização passa uma imagem negativa de desleixo, desorganização e, inclusive, má vontade em recepcionar eventuais convidados.

Portanto, redobre a atenção com a limpeza da sua casa, promovendo faxinas quinzenais e dando uma atenção maior à arrumação de ambientes de uso compartilhado, como cozinha, banheiros e área de serviço.

2. Atente ao espaço para circulação nos cômodos

Outro ponto fundamental para receber amigos em casa é dispor de um espaço adequado para circulação. Afinal, já imaginou ver seus convidados se esbarrando uns nos outros e indo de encontro ao mobiliário e objetos decorativos porque seu imóvel não tem área suficiente para circular? Não dá, não é?!

Portanto, evite ter um excesso de mobílias nos cômodos e não acumule muitos objetos. Além disso, escolha peças (sofás, mesas, estantes etc.) que sejam proporcionais ao tamanho do ambiente, para não causar uma sensação de encolhimento do local.

3. Abuse dos acessórios decorativos aconchegantes

Um terceiro passo simples — e igualmente eficaz — é abusar dos acessórios decorativos aconchegantes na decoração da casa. “Mas que objetos são esses?”, você deve estar se perguntando. Bem, esses itens nada mais são do que peças que oferecem um toque macio e estimulam a sensação de conforto, bem-estar e acolhimento.

Almofadas, mantas e tapetes são alguns exemplos. Uma dica extra é dar preferência àqueles feitos com tecidos felpudos e aveludados, pois são ainda mais agradáveis.

4. Tenha uma cozinha espaçosa

A cozinha também desempenha um papel especial quando você tem convidados no lar. Afinal, seja para preparar drinques ou elaborar refeições, ela será usada com mais frequência durante a sua recepção o que pode se tornar um problema, caso ela seja muito pequena e pouco funcional.

Por isso, além de investir em móveis sob medida, o ideal é que ela seja integrada a outros ambientes, como a sala ou a varanda. Dessa forma, o espaço é aumentado visualmente e diminui-se a sensação de abafamento no local.

5. Capriche na mesa para receber amigos em casa

Por fim, como é muito comum receber amigos em casa para cear juntos — tanto no almoço quanto no jantar —, não deixe de caprichar na mesa! Tenha em mente que os detalhes fazem toda a diferença — e mostram que você não apenas tem um belo lar, como também é um excelente anfitrião. Portanto, faça o seguinte:

  • escolha um belo jogo de louças, talheres, copos e taças;

  • prepare um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa;

  • escolha a cartela de bebidas de acordo com o cardápio (por exemplo, vinho tinto para carnes e vinho branco para pescados e frutos do mar);

  • adorne a mesa com velas e arranjos de plantas ornamentais que não ultrapassem os 20 cm de altura, como suculentas e tulipas.

Seguindo os passos apresentados ao longo do post, você vai receber amigos em casa com muito mais conforto, otimização de espaço e aconchego. Por isso, não deixe de adotar todas as nossas sugestões! Aproveite e siga a gente no Facebook e no Instagram, para receber mais dicas e macetes de como fazer da sua residência um lugar sem igual!