Na hora de decorar a casa, é comum ficar na dúvida sobre qual cortina escolher, já que é preciso levar em conta a decoração do ambiente e a necessidade. Para não errar, você pode apostar nas persianas, que são adequadas para diversas situações.

Assim como as cortinas, as persianas possuem a finalidade de controlar ou bloquear a entrada de luz em um ambiente. Além disso, deixam qualquer cômodo muito mais acolhedor e aconchegante. 

Então, para ajudar você com a compra, listamos agora 7 tipos de persiana. Confira!

1. Horizontal

Esse é o modelo mais tradicional, em que lâminas de PVC são dispostas horizontalmente. A persiana horizontal tem um uso bem amplo, e pode ser usada no escritório, na sala ou no quarto — sobretudo porque é possível inclinar as lâminas, para controlar a entrada de luz. Há ainda as persianas horizontais com lâminas de bambu. Essas dão um ar mais rústico ao ambiente e são mais ecológicas.

2. Vertical

A persiana vertical é mais indicada para janelas altas, pois são mais fáceis de serem recolhidas. Suas lâminas também possuem a opção de ajustar a inclinação para controlar a entrada de luz. O uso desse modelo é mais prático e o trilho fica mais escondido do que o das persianas horizontais.

3. Romana

A persiana romana é ótima para quartos e sala. Ela é constituída de módulos de tecido estruturados com varetas, que se recolhem em gomos. Por esse motivo, ela necessita de mais espaço entre a janela e o teto. A persiana romana possui um visual clássico e combina com qualquer decoração. E você pode escolher outros materiais além do tecido, como fibras naturais, seda, madeira, tela solar ou blecaute.

4. Painel

Para quem aposta em uma decoração delicada e deseja uma cortina clean, o painel é uma ótima opção. Ele é feito com persianas verticais, que podem ser estreitas ou bem largas. Como o trilho é colocado bem rente ao teto, fica quase imperceptível. Se você tem no quarto ou na sala portas de vidro que dão para uma sacada, aposte nessa persiana.

5. Double vision

A double vision oferece elegância ao ambiente e privacidade, por bloquear a luz solar sem impedir totalmente sua entrada. Ela proporciona uma visão dupla, no sentido que é possível ver ao mesmo tempo o ambiente externo e o interno. Isso graças à presença de faixas horizontais opacas e também translúcidas.

6. Rolô

O rolô é versátil e pode ser usado tanto em grandes janelas, como nas pequenas. Dependendo do material utilizado, pode bloquear a passagem do sol ou deixar passar um pouco da luz.

A tela solar, por exemplo, possui proteção contra raios UV e deixa que parte da luz natural do sol entre no ambiente. Já o vinil impede totalmente a entrada de luminosidade, funcionando melhor para lugares que exigem privacidade, como os quartos. Em relação à forma com que é recolhida, se enrola até chegar ao teto.

7. Silhouette

A persiana silhouette proporciona sofisticação e modernidade ao ambiente. Ela conta com duas camadas de lâminas horizontais, que passam a impressão de estarem flutuando entre telas transparentes. É possível mudar a inclinação das lâminas para controlar a entrada de luz solar. São indicadas para escritório e quarto.

Como foi possível ver, existem tipos de persiana para todas as necessidades e todas as decorações. Agora, basta você levar em conta como é o estilo de decoração do ambiente e escolher o tipo de persiana que mais combina com a sua casa.

Gostou das dicas? Então, compartilhe o post em suas redes sociais para que você possa ajudar outros amigos a escolherem suas persianas!