A adolescência é uma fase repleta de descobertas e novas experiências. Nesse momento, as preferências do jovem estão mais definidas, e fica claro que ele já não é a criança que brincava em um ambiente lúdico.

Assim, o quarto torna-se um refúgio, seja para ouvir a banda favorita, receber os amigos ou estudar. Por isso, é importante que esse cômodo tenha tudo a ver com a personalidade do jovem.

Para que a decoração fique estilosa, confortável e tenha a cara do seu dono, é necessário seguir algumas orientações. Para ajudar você, o post de hoje traz cinco dicas para decorar o quarto de adolescente e crie o ambiente perfeito. Acompanhe!

Fuja do estilo muito infantil

Os adolescentes precisam de um espaço para chamar de seu em uma idade que marca a transição de fases. Entretanto, muitos pais têm dificuldades para mudar o cômodo de criança para um quarto de adolescente.

A primeira dica é fugir do estilo muito infantil. Por isso, evite basear a decoração em um tema lúdico ou em um desenho animado. Brinquedos que ficavam espalhados pelo aposento e que não são mais usados devem ser guardados ou doados.

Essa é a hora de pensar em trocar as cores suaves por tons alegres, por exemplo. Prefira uma opção neutra para ser a base da paleta e escolha outras nuances para os detalhes.

Faça uma decoração versátil

Apesar de terem mais personalidade, os adolescentes mudam de ideia o tempo todo. Portanto, é interessante elaborar uma decoração versátil e que possa ser transformada facilmente. Crie um efeito atemporal, que não seja datado ou com muitos elementos da moda. É melhor ter uma base clássica e investir em detalhes diversificados.

Em vez de comprar uma cama muito peculiar, por exemplo, prefira o modelo básico. Conforme o gosto, o móvel será modificado com o auxílio da roupa de cama e das almofadas. O papel de parede também é uma boa opção, já que pode ser alterado sem grandes transtornos — assim como adesivos com frases nas paredes.

Utilize elementos da cultura pop

A cultura pop é um tema que pode ser explorado de diversas formas no quarto de adolescente. É possível usar quadros com frases icônicas das séries e dos filmes favoritos dele, por exemplo.

Outra dica é decorar as estantes, nichos ou prateleiras com miniaturas de personagens. As bandas preferidas também podem aparecer nos pôsteres das paredes. Enquanto isso, as almofadas estampadas seguem a temática, alegram e dão estilo ao ambiente. O importante é que todos os elementos conversem entre si e sigam a preferência do jovem.

Não se esqueça da funcionalidade

Como o adolescente passará um bom tempo dentro do quarto, é essencial que o espaço seja funcional. Por isso, na hora de escolher os móveis e montar a decoração, garanta que tudo seja bem aproveitado.

A cama que se transforma em duas é excelente para receber os amigos, assim como contar com lugares para que todos possam se sentar. A área de estudo deve ter a claridade ideal, além de uma mesa de tamanho adequado e confortável para todas as suas atividades.

As estantes e prateleiras são ótimas opções para guardar os livros e verticalizar a decoração sem ocupar espaço. Por fim, o armário precisa ter um tamanho satisfatório para armazenar todos os itens e não deixar bagunça pelo ambiente.

Ouça as opiniões do adolescente

É essencial que o dono do quarto goste do resultado, já que esse cômodo será o mundo dele. Portanto, ouça as opiniões do jovem ao longo de todo o processo de decoração.

Deixe que ele se envolva em todos os detalhes. Peça para que ele pesquise referências, escolha as cores que mais gosta e para que ele vá junto no dia de comprar itens decorativos e até mesmo os móveis.

Saiba dosar as opiniões muito fortes, como as que exigem grandes reformas. Argumente e chegue a um consenso. Além de garantir que o cômodo fique do jeito certo, isso criará um momento especial entre a família.

Decorar o quarto de adolescente pode ser uma tarefa complicada, mas ao seguir nossas dicas, o resultado será certeiro. Gostou do post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e auxilie os seus amigos nessa etapa!