Quando recebemos hóspedes em casa, queremos que eles se sintam confortáveis e à vontade, em um ambiente bonito e agradável. Mas, às vezes, o cômodo que temos disponível para hospedá-los não está preparado para isso. Felizmente, decorar um quarto de hóspedes não precisa ser uma tarefa difícil!

Com alguns cuidados e um pouquinho de criatividade, podemos compor uma decoração simples e elegante para agradar a todos os tipos de hóspedes. Pensando nisso, separamos cinco dicas valiosas para ajudar você. Continue a leitura e fique de olho!

Transforme um cômodo com outra função em quarto de hóspedes

Às vezes, não dispomos de um quarto exclusivo para receber hóspedes, mas isso não é problema! Adaptar seu escritório ou a sala de TV para essa função é uma solução muito prática.

Para isso, você precisará de um mobiliário que atenda às atividades do seu dia a dia e ao seu visitante temporário. Considere alguns itens como:

  • um aparador ou mesa de trabalho com cadeira;
  • um armário e gaveteiro — reserve espaço neles para seu hóspede;
  • uma bicama ou um sofá-cama — os modelos Futon são aconchegantes e charmosos, principalmente quando complementados com almofadas;
  • prateleiras, nichos e araras removíveis.

Não use seu quarto de hóspedes como depósito

Se você utiliza esse espaço como depósito, está na hora de fazer um expurgo! Imagine a má impressão e o desconforto de quem o usará?

Avalie o que você precisa guardar e organize tudo ou escolha um outro local para isso. Doe o restante ou, dependendo do que seja, o destino é o lixo mesmo. Um ambiente limpo e organizado é muito mais agradável.

Lembre-se de manter espaços entre os móveis — que, aliás, não precisam ser muito grandes. Um cômodo com excesso de objetos parece entulhado e fica menos confortável e bonito.

Adote cores claras e neutras

A melhor maneira de não errar na decoração e agradar à maioria de seus visitantes é investir no minimalismo e usar cores claras para os móveis, cortinas e paredes.

Isso não quer dizer exagerar no branco! Os tons pastéis e texturas suaves criam contrastes elegantes no ambiente, favoráveis ao descanso. Se quiser dar mais vida e alegria, use um vaso de flores, enfeites coloridos e quadros.

Escolha com cuidado as roupas de cama e banho

Lençóis em tons suaves e tecido macio colaboram para uma boa noite de sono. Deixe disponíveis toalhas, travesseiros e cobertores, de preferência antialérgicos.

Um cuidado adicional é montar um kit com itens de higiene pessoal — sua visita ficará muito satisfeita caso tenha esquecido algo. Deixe tudo em algum lugar visível ou de fácil acesso. Usar um cesto ou um baú para organizar tudo, caso exista espaço, é uma ótima ideia.

Ofereça um ambiente funcional

Para ainda maior conforto do seu hóspede, é importante que ele consiga realizar suas tarefas. Um criado-mudo com abajur, um pufe ou uma cadeira ao lado da cama, com uma tomada à vista, são essenciais para ele apoiar seus óculos, ler ou recarregar o celular.

Um espelho no quarto é muito útil, além de ganchos para pendurar bolsas ou casacos. Instalar uma TV é um conforto a mais, mas, caso não seja possível, deixe livros ou revistas à disposição.

Tome alguns cuidados extras

Respeite a privacidade do seu hóspede. Antes de sua chegada, retire do cômodo os objetos de que você possa precisar, para não incomodá-lo.

Se quiser fazer um agrado extra, pense em algo de que ele goste e coloque no quarto. Se for uma criança, deixe algum brinquedo, por exemplo. Já para um adulto, um livro ou uma lembrança são opções bem delicadas.

Com as nossas dicas, seu quarto de hóspedes ficará pronto e muito confortável para receber suas visitas. Quer mais sugestões incríveis para sua casa? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!