Ao decorar o lar, muita gente se depara com a mesma dúvida: qual tipo de revestimento de parede devo usar? Afinal, apenas pintar nem sempre é suficiente para renovar os ambientes, customizar a decoração ou mesmo dar aquele toque mais pessoal em cada canto do imóvel.

Por essa razão, reunimos 5 sugestões diferentes e, ao mesmo, bastante simples para você se inspirar e deixar a sua casa com uma cara nova. Curioso para saber quais são elas? Então, acompanhe!

1. Papel de parede

Para começar, citamos um dos revestimentos mais tradicionais: o papel de parede. Com ótimo custo-benefício, é possível encontrar versões que se encaixam nas mais diferentes vertentes de decoração e com estampas que simulam desde flores e folhagens até ilustrações e personagens de desenhos, filmes e séries.

Não é à toa que ele oferece dinamicidade para os cômodos, podendo ser adotado em home offices, varandas, cozinhas e, em especial, nos quartos das crianças. Uma dica importante é comprar modelos vinílicos que são mais fáceis de limpar e, de quebra, mais resistentes à umidade!

2. Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico, por sua vez, é uma excelente aposta para as áreas molhadas da casa. Isso porque, combinado com revestimentos mais comuns e de tonalidades neutras, como o porcelanato e a cerâmica, ele se torna o centro das atenções.

E isso não é para menos, já que alguns modelos apresentam padrões geométricos lineares, enquanto em outros eles são desconexos e com cores vibrantes — uma clara referência ao pop art e ao décor retrô. Para completar, as formas de usá-lo são as mais diversas. Você pode revestir só o box do banheiro, cobrir a bancada da pia da cozinha, conectar parte da parede ao piso no lavabo e por aí vai.

3. Painel de madeira

Outra opção de revestimento de parede é o painel de madeira, que pode ser fabricado em lojas de marcenaria de acordo com as medidas do seu lar. 

Ele é ideal para quem busca reforçar o conforto e o aconchego nos cômodos (uma vez que esse material retém calor e aquece, especialmente no inverno), adotar o estilo de décor rústico e integrar as paredes, criando uma unidade visual.

Outro ponto positivo é que o painel de madeira pode ser aplicado em qualquer recinto, desde quartos e sala até varanda e os banheiros.

4. Placa de gesso

Uma quarta alternativa que está em alta, principalmente entre os amantes da decoração clássica, é a placa de gesso. O motivo? É que ela é usada para criar texturas visuais ricas em detalhes que ornamentam qualquer ambiente, como quartos e salas, e o deixam muito mais requintados.

Um exemplo dessas texturas são as boiseries, que podem cobrir parcial ou totalmente as paredes. Aliás, muitos designers de interiores também investem na combinação delas na parte inferior das superfícies, enquanto na superior usam papéis de paredes em tons neutros e com padrões de listras.

5. Placa luminosa

Por último, há as placas luminosas, que se tornaram uma grande febre graças ao décor industrial e são comumentemente harmonizadas com espaços cobertos com tijolos aparentes ou pedras. 

Essas placas são revestidas de metal com sulcos nos quais se encontram luzes de LED de baixa potência e são ideais para as paredes que fazem divisão de cômodos ou os corredores, já que são áreas de fluxo constante de pessoas. Vale ressaltar que, para instalá-las, é preciso que haja tomadas próximas, certo?

Gostou das nossas sugestões de revestimento de parede? Essa é a hora de escolher o seu preferido ou, quem sabe, inovar e utilizar cada um deles em um espaço diferente. Assim, a sua casa ficará com uma decoração ainda mais personalizada!

Aproveite também e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais. Quem sabe eles também não se inspiram em modificar a casa deles, não é mesmo?