Alugar uma casa é uma alternativa para quem deseja ter o seu espaço, mas não tem condições de investir em um imóvel próprio. Com essa decisão, também é possível contar com o suporte do proprietário para resolver consertos na residência.

Porém, como o bem não é próprio, a liberdade para decorá-lo e realizar reformas é restrita. Esse ponto gera muitas dúvidas — afinal, como personalizar algo que não é inteiramente seu e não quebrar as regras do contrato de locação?

Para ajudá-lo nessa missão, separamos cinco dicas para decorar uma casa alugada e transformar o ambiente por completo. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Aposte na fita dupla face

Uma das grandes preocupações dos inquilinos é quanto às paredes do imóvel, já que elas precisam estar bem conservadas e sem danos. Entretanto, não decorar esses espaços pode deixar o ambiente vazio e sem vida. Por isso, a solução é apostar na fita dupla face.

No mercado, há diversos tipos para sustentar pesos específicos. Ela elimina a necessidade de fazer furos para pendurar aquele quadro com uma frase bacana ou a foto da família.

O relógio da cozinha, os nichos e as prateleiras de material leve também podem ser fixados com esse tipo de fita. Quando for retirar, basta seguir as instruções do fabricante.

2. Utilize adesivos de parede

Outra forma de decorar uma casa alugada sem fazer mudanças permanentes é utilizar adesivos de parede. Esses itens estão em alta e, por isso, é fácil achar uma grande variedade de opções.

São de fácil aplicação e mudam o estilo dos cômodos sem dor de cabeça. Para se inspirar, que tal colar aquela frase especial acima da cabeceira da cama? A cozinha e o banheiro também podem ganhar um destaque com adesivos específicos para os azulejos, sem precisar de obras.

3. Invista em móveis diferenciados

Uma ótima maneira de dar um up na decoração é investir em móveis com design diferenciado. Caso precise comprar uma peça nova, prefira aquela com algum detalhe peculiar, mas sem perder a funcionalidade.

Inclusive, não é necessário adquirir móveis novos para decorar o lar — também é possível personalizar os seus atuais. Sabe aquele aparador antigo que ficou sem função? Escolha uma cor nova e pinte-o! O item vai se tornar o foco, ajudando a revitalizar o ambiente sem precisar fazer grandes mudanças no imóvel.

4. Use tapetes decorados

Os tapetes são ótimos artifícios para ornamentar e esquentar a casa, além de serem usados em praticamente todos os cômodos. Há vários tamanhos e formatos, e colocar essa peça sob os móveis deixará o ambiente mais aconchegante.

Os modelos trabalhados são uma aposta interessante — e ainda acabam com o ar sem graça do corredor de passagem para os quartos, por exemplo. Além disso, assistir a um filme com os pés no tapete fofinho e macio torna a experiência muito mais agradável, não é mesmo?

5. Negocie reformas com descontos no aluguel

Apesar de haver outras formas de decorar uma casa alugada sem precisar de modificações, algumas vezes, as reformas se fazem necessárias. Infiltrações, defeitos no revestimento e até um layout muito antigo podem motivar as transformações.

Nesses casos, vale a pena conversar com o proprietário e negociar a reforma com um desconto no aluguel. Só não se esqueça de ter um acordo por escrito e de respeitar a visão do dono do imóvel, para não sair no prejuízo.

Decorar uma casa alugada pode ser desafiador, já que fazer grandes alterações é inviável. Mas, ao adotar as estratégias certas, é possível tornar o lar encantador e deixá-lo com a sua personalidade.

Quer saber mais dicas e ficar por dentro de todas as nossas novidades? Então, siga-nos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!