Quando se fala em fazer obras em casa logo vem à cabeça preocupações com gastos exorbitantes e que muitas vezes saem do que foi planejado inicialmente. A dúvida que sempre surge nesses momentos é: como reformar a casa gastando pouco? Sim, é um desafio economizar na hora de realizar uma obra em casa, mas é possível.

Com planejamento e organização você pode conseguir fazer os reparos que sua casa precisa sem sair do orçamento. Quer saber como? Continue a leitura desse post e confira todas as nossas dicas!

1. Planeje sua obra e seu orçamento

Em grande parte dos casos, a reforma sai mais cara por falta de organização prévia. Para não ter esse tipo de problema, a dica é planejar bem o que precisa ser feito e qual será o valor disponibilizado para essa obra.

Calcule quanto você tem disponível para para investir nessa reforma, some os valores e materiais e peça orçamento para profissionais antes de fechar o negócio. Ao saber quanto você tem em mãos, fica mais fácil decidir o que pode ser feito no momento e o que pode ser deixado para a próxima oportunidade.

2. Opte por bons profissionais e materiais de qualidade

Pode ser que você encontre profissionais que cobrem um valor muito mais em conta do que a média do mercado e materiais mais baratos que a maioria. Porém, investir um pouco mais nessas escolhas pode fazer toda a diferença na economia no futuro.

Peça indicações para amigos e familiares sobre profissionais bons e invista em bons materiais. Dessa forma, a reforma será feita com qualidade e as chances de ter algum problema no futuro são muito menores.

3. Faça você mesmo o que for possível

Analise a reforma que você precisa fazer e veja se existe algum ponto que pode ser reformado por você mesmo. Atividade como pintura das paredes, transformação de móveis com artesanato e o aproveitamento de materiais como pneus, plantas, vasos e pallets podem render ótimas mudanças sem a necessidade de gastar muito.

4. Tenha cuidado com as mudanças repentinas durante a reforma

Um dos maiores motivos pelos quais o orçamento pode estourar é mudar de ideia ao longo do caminho e resolver acrescentar mais mudanças à reforma, como a construção de um cômodo a mais, por exemplo.

É importante se ater ao orçamento inicial e ao cronograma e, caso você identifique que a casa precisa de mais algum reparo, analise se é possível fazer naquele momento ou se é melhor esperar.

5. Reaproveite objetos e outros móveis para economizar

Reformar um cômodo da casa é também transformar o espaço em um lugar novo e que acomode melhor todos que moram ali. Mas, para isso, não é preciso jogar tudo fora. Já pensou que aquela cômoda do seu quarto pode receber um acabamento em pátina e ficar linda na varanda do seu apartamento? Use a criatividade e reforma sem precisar renovar todos os móveis!

E então, viu como reformar a casa gastando pouco pode ser possível? Com criatividade, planejamento e organização, você pode ter ótimos resultados na decoração do seu lar sem ficar no vermelho! Pronto para começar a organizar sua reforma?

Uma das grandes mudanças que você pode fazer em sua casa não envolve obras! Saiba mais sobre os papéis de paredes e revestimentos e veja as vantagens e desvantagens de cada um para sua casa!