Quando vamos comprar roupa de cama, geralmente confiamos que o tamanho indicado na embalagem vai corresponder ao tamanho da nossa cama. Na verdade, o tamanho de lençol ou cobertor pode até estar ajustado às dimensões do colchão, já que esse produto tem padrões que devem seguidos por todos os fabricantes.

O que acontece é que você não se deita só no colchão, não é mesmo? A estrutura que o sustenta, seja um box ou uma cama tradicional, também deve ser levada em consideração, assim você consegue comprar o lençol com dimensões perfeitas, que não vai ficar saindo de um lado, nem ter que ser dobrado várias vezes porque está grande demais.

Para conseguir acertar de vez o tamanho da sua cama e comprar o lençol nas dimensões certas, leia as dicas que preparamos para você sobre esse assunto.

Dimensões do colchão e da cama

Como já dissemos, os colchões têm tamanhos padronizados. Na tabela abaixo você pode conhecer quais são as dimensões médias (pode variar um pouco para mais ou para menos):

TIPO DE COLCHÃO

COMPRIMENTO

LARGURA

ALTURA

Solteiro

1,88m

0,88m

0,30m

Solteiro King Size

1,98m

0,98m

0,30m

Casal Padrão

1,88m

1,38m

0,30m

Casal Queen

1,98m

1,58m

0,30m

Casal King Size

2,03m

1,93m

0,40m

 

Mas lembre-se de que não é só o colchão: há também a cama. Assim, para saber o tamanho do lençol necessário para cobrir a cama por completo, você deve medir, também, a altura desde o pé da cama até a superfície do colchão. A altura é a mesma dos 4 lados da cama, que geralmente tem forma retangular.

Ao comprar o lençol, você deve, portanto, pensar que ele precisa sobrar um pouco dos lados e também na parte em que ficam os pés quando deitamos. No lado onde apoiamos a cabeça, não faz falta que sobre lençol caso ele seja solto, ou seja, sem elástico.

Agora, se for lençol com elástico, então é importante considerar a altura da parte da cabeceira também, para que o colchão seja completamente envolvido pelo lençol.

Problemas com tamanho de lençol errado

Estar atento à dimensão total (colchão mais cama) ajuda a evitar problemas que parecem bobos, mas que nos causam irritação e até atrapalham nosso sono. Certamente você não consegue relaxar totalmente se precisa dobrar o lençol e fica sentindo um volume de tecido sob seu corpo, não é?

Outro problema do lençol muito comprido é ele ficar arrastando no chão, acumulando sujeira, dificultando a lavagem, ou mesmo desgastando a barra mais rápido pelo atrito com o solo. Além disso o tecido que sobra está mais propício a ser pisado por quem anda pelo quarto.

E quando temos que arrumar a cama e não conseguimos de jeito nenhum porque o lençol é pequeno e alguma parte do colchão fica descoberta? Pior é quando esse mesmo lençol pequeno sai durante a noite e dormimos diretamente no colchão, que não costuma ter uma textura muito agradável.

Com certeza entender melhor como dimensionar a cama para acertar no tamanho de lençol vai ser muito útil para você evitar esses problemas. Uma última observação interessante sobre essa questão é que, se o lençol for escolhido corretamente, ele pode até ser um truque para ampliar o ambiente do quarto! Quer saber como? Então baixe agora nosso manual de Como Aproveitar Melhor Espaços Pequenos na Sua Casa!